Texto acima da média - Proposta: Privacidade - Modelo FUVEST

18/11/2011 09:33

Mercado de informações

 

            Os avanços tecnológicos do século XX, em especial a internet e o celular, permitiram uma era de prosperidade no setor de comunicações. A troca de informações deixou de ser um processo lento e passou a ser mais ágil. Dessa forma, o desenvolvimento da comunicação gerou mudanças no modo como as pessoas em todo o mundo se relacionam, proporcionando o surgimento das redes sociais e de um mercado de informações.

            As redes sociais, como Orkut, Twitter e Facebook, dinamizaram as interações interpessoais, permitindo, por exemplo, que um usuário no Brasil conseguisse contato imediato com outro no Japão. A velocidade com que a conexão é feita, literalmente, “num piscar de olhos”, torna o conceito de mundo globalizado ainda mais forte.

            Contudo, as mesmas redes sociais que uniram o mundo também são o pivô de um importante mercado global, o de informações. Não haveria problema algum se essas informações fossem públicas, entretanto, as que mais mobilizam fundos monetários são aquelas de acesso privado. Os dados normalmente usados para caracterizar as pessoas da internet, como profissão, idade e estado civil, estão sendo repassados pelas redes administradoras dos sites, para empresas que os utilizam a fim de tentar arrebatar mais clientes em potencial. Recentemente, o Facebook foi alvo de críticas ao mudar a sua política de privacidade, de modo que algumas das informações particulares dos usuários ficassem à mostra. Tal fato não acontece de forma isolada e é tido como invasão de privacidade.

            É evidente que a contribuição das redes sociais para a disseminação de informações e, portanto, da comunicação, é de extrema importância. Todavia, é condenável a ação de empresas como o Facebook, em que as particularidades do usuário são usadas como produtos à venda. Cabe também às pessoas tomarem cuidado com o que colocam na Internet, pois, sem saberem, podem estar sendo vítimas desse “mercado negro” da informação.

 

 

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